Você já ouviu falar de Payback?

O payback é um indicador que mostra em quanto tempo você vai recuperar um valor investido em determinado projeto, negócio ou aplicação.

Seja qual for a decisão — abrir um negócio próprio, proceder com uma fusão entre empresas ou investir em ações, por exemplo —, é fundamental contar com métricas e números que embasem o investimento, concorda?

Nesse caso, estamos falando de um prazo específico para o retorno do projeto, que ajuda o empreendedor a decidir se vale a pena e se há caixa suficiente para esperar.


O que é payback

Payback é um indicador financeiro que representa o tempo de retorno de um investimento.

O próprio termo significa “retorno” em inglês, e ele é usado para medir quanto tempo leva para recuperar o dinheiro investido em um determinado projeto ou aplicação.

Logo, o payback se tornou um dos principais parâmetros a serem considerados na avaliação de um investimento da empresa.

Por meio desse cálculo, é possível identificar qual é o período necessário para que o lucro acumulado se iguale ao investimento inicial.

Assim, o resultado é demonstrado em unidades de tempo, seja em dias, meses ou anos.

Quando ouvimos alguém dizer que seu investimento se pagou em, digamos, 12 meses, significa que esse foi o resultado do payback.

Por isso, é fundamental calcular esse KPI (indicador-chave de desempenho) antes de investir em qualquer projeto para alocar os recursos do negócio de maneira mais produtiva e vantajosa.


Para que serve o payback

O payback é usado principalmente por empreendedores e investidores.

Ambos utilizam o indicador para analisar a viabilidade de um investimento de acordo com seu prazo de retorno, mas com intuitos diferentes.

O empresário quer saber em quanto tempo conseguirá recuperar o dinheiro investido em um novo equipamento, implementação de uma tecnologia ou abertura de uma nova filial, por exemplo.

Dessa forma, ele consegue avaliar se vale a pena esperar pelo retorno e seguir com o projeto ou se vai demorar muito para recuperar o custo, a ponto de comprometer seu caixa.

Já o investidor quer saber em quanto tempo a empresa vai dar o retorno esperado a partir da aplicação, para analisar se compensa injetar dinheiro nesse negócio ou se é melhor procurar outro com um payback mais rápido.


Payback e fluxo de caixa

Antes de aprender a calcular o payback, é importante saber que esse indicador está diretamente relacionado ao fluxo de caixa da empresa.

Basta pensar que, para calcular o tempo necessário para a recuperação de um investimento, você precisa saber quanto ele vai gerar mensalmente em receita (seja pela geração de caixa ou redução de custos) no seu negócio.

Por isso, o cálculo só vai funcionar se você conseguir fazer uma projeção de caixa precisa, considerando as receitas e despesas relacionadas ao investimento nos próximos meses.

Além disso, é essencial estar com a gestão financeira em dia, pois o cálculo do payback pode mudar ao longo do tempo, caso suas previsões de faturamento ou economia não se confirmem.

 
Gostou do artigo e quer saber mais sobre tecnologia? Então siga os nossos perfis no Facebook, Twitter e LinkedIn !