Conheça aqui os top 10 erros para se evitar no marketing de aplicativos mobile

Você poderia garantir que não cometerá erros nas estratégias de marketing móvel? O telefone celular há muito ultrapassou o computador como o dispositivo preferido para acessar a Internet. O que deu origem à multiplicação das campanhas de marketing digital voltadas para esses dispositivos?

O ritmo frenético de vida de hoje faz com que cada vez mais usuários da Internet naveguem de qualquer lugar, a qualquer hora. Verifique o e-mail, verifique as redes sociais ou compre online. Tudo isso a partir de novos smartphones.

Aqui estão 10 dos principais erros que tornam uma estratégia de marketing móvel ineficaz:


1. Começando com uma visão ruim

Um dos erros mais comuns e perigosos nas estratégias de marketing móvel é o foco. Determinar o que fazer e o que não fazer neste dispositivo é decisivo para alcançar um bom plano.


No entanto, muitos gerentes de marketing deixam de dar muita importância aos aspectos que não são tão relevantes - deixando de lado a base de qualquer estratégia.

Se você se concentrar apenas em ganhar terreno nos pontos que estão na moda, como os vídeos ao vivo do Instagram, estará deixando de fora ferramentas vitais em qualquer estratégia. Como, por exemplo, e-mail ou posicionamento nas buscas mobile, que são pontos fundamentais para estabelecer relacionamentos, gerar engajamento e aumentar as conversões.



2. Limite as táticas incluídas em uma campanha

Você deve considerar o seguinte. Encontramos uso intenso de táticas que usam SMS. Micropagamentos, descontos, concursos, sorteios, etc. Seu ponto forte é que as taxas de abertura são brutais. Mas a desvantagem é que o uso excessivo pode levar à rejeição e à insegurança.

Diante disso, existem milhares de alternativas. Se o e-mail é uma necessidade em qualquer estratégia digital e o SMS tem taxas de abertura tão altas, é melhor combinar as duas abordagens. Não só permitirá que você melhore a comunicação com seus clientes . Além disso, você aumentará o engajamento e alcançará taxas de abertura mais altas.



3. O celular é responsável por criar novas experiências

No entanto, considerando seu boom e todos os aplicativos e ferramentas que estão surgindo, você deve assumir que não é um dispositivo simples. Ele está encarregado de gerar novas experiências e mudar a maneira como você se comunica hoje.

Portanto, você deve aproveitá-la como uma oportunidade para inovar, gerar emoções e agregar valor ao usuário. Brinque com aplicativos que permitem integrar tecnologia online e offline e fazer com que seus usuários vivam experiências únicas. É uma oportunidade que poucas marcas estão aproveitando.



4. Não usando o conteúdo apropriado

O fato de as telas dos celulares serem pequenas não impede o lançamento de criativos corretos. Por exemplo, todos os estudos indicam que os usuários são cada vez mais atraídos pelo conteúdo quando há vídeos intermediários. O consumo de vídeo online em dispositivos móveis cresce a uma taxa de 100% ao ano.

E o mesmo vale para imagens com impacto visual excepcional. Seu trabalho é gerar o entusiasmo e a motivação que manterão a centelha, que criarão engajamento e deixarão de lado as campanhas totalmente comerciais.

Uma das opções mais repetidas e bem-sucedidas é criar jogos ou aplicativos para os usuários obterem descontos. É uma forma de manter o usuário motivado, sempre em primeiro lugar e aumentar o engajamento.

No final do dia, se você se concentrar apenas em campanhas estáticas sem conteúdo envolvente, você passará completamente despercebido. Sua criatividade deve ser mudada.


5. Tempos de carregamento excessivos

Para que um usuário não abandone uma página web, é necessário encontrar uma forma de otimizá-la. E embora muitos fatores influenciem a velocidade de carregamento de um site, também existem várias maneiras de lidar com esse problema.

Um dos erros das estratégias de mobile marketing que mais prejudica sua marca é a velocidade de carregamento. No desktop, o usuário tem mais paciência. Mas o celular é o dispositivo do ”aqui e agora“. Portanto, é recomendável que você cuide desse aspecto. Caso contrário, você pode não apenas perder clientes, mas também piorar sua posição.


6. Não prestar atenção ao design

Está mais do que provado que os usuários escaneiam o conteúdo encontrado na rede. E se eles determinam que pode ser interessante porque há algo que chama a atenção deles, é então quando eles consomem o conteúdo.

Portanto, criar conteúdo com designs atraentes e uma estrutura correta é essencial para que os usuários que se conectam via celular permaneçam em sua página.

Pense em como você age em relação a diferentes conteúdos. Se você acessa um site do seu celular e encontra uma página que inclui apenas um texto, sem estrutura ou títulos, provavelmente você nem vai se dar ao trabalho de lê-la. Você deve manter o usuário ativo e vivo, não sobrecarregar, mas oferecer um design atraente que convida à leitura.

A penetração do celular em usuários já ultrapassa 94%. E a maioria dos usuários que possui um dispositivo móvel geralmente o conecta 24 horas por dia, sete dias por semana. Você vai perder esta oportunidade de impactá-los?

O terreno móvel é um cenário inexplorado que pode fornecer muitos benefícios. Não só gera mais engajamento com seus clientes, mas também é uma obrigação para atrair novos clientes em potencial.

Portanto, é um dos principais canais usados ​​pelos apps para ajudar seus clientes a gerar mais leads com um custo menor. Para isso, otimizam todos os canais: email e SMS marketing. E eles usam Landing Optimizer, o gerador de aterrissagens que irá garantir que você evite erros nas estratégias de marketing móvel.


7. Orçamento surreal

O desenvolvimento de um aplicativo não é uma despesa pequena. Por quê? Porque o equipamento necessário para realizar sua aplicação (pense em desenvolvedores, designers, especialistas em mobile marketing, etc.), deve ser recompensado pelas horas que dedicam ao seu projeto. Você poderia, é claro, escolher um caminho mais barato, mas isso também poderia afetar o resultado final.

Os dispositivos móveis usam tecnologias relativamente novas e em constante mudança e, devido à diversidade de dispositivos, torna o desenvolvimento de aplicativos uma tarefa complicada e demorada. Se você não tiver certeza de qual tipo de aplicativo é mais adequado à sua ideia, peça ajuda a um desenvolvedor. Certamente poderá dizer se é melhor desenvolver uma aplicação nativa, híbrida ou web.

Por fim, não se esqueça de manter parte do seu orçamento disponível para a manutenção do aplicativo. Introduzir novas funções, corrigindo erros, atualizando elementos obsoletos, atualizando a interface. Todas essas mudanças requerem atualizações executadas pela equipe de desenvolvimento.


8. Muitas funcionalidades

Outro erro comum é querer incluir todos os recursos possíveis que você possa imaginar. É ótimo ter muitas ideias, mas lembre-se de que todos esses recursos terão um custo e um tempo de desenvolvimento. O orçamento de uma aplicação simples -obviamente- não será igual a aquela que inclui sobrecarga de funções. Além disso, você não sabe (ainda) se cada funcionalidade será realmente útil para seus usuários ou não.

Em outras palavras, é recomendável começar com um aplicativo básico que atenda ao objetivo principal. A partir daí, você pode adicionar gradualmente novas funções para melhorar.




9. Não há plano de marketing

Antes de investir muito tempo e esforço no processo de desenvolvimento, pense na estratégia de marketing do aplicativo. Criar um aplicativo para sua empresa é uma coisa, mas como você vai atingir seu público-alvo depois de lançado?

Houve um tempo em que quase não havia concorrência nas lojas de aplicativos. Um aplicativo foi carregado e se ele tivesse um título geral, por exemplo, “Run Tracker”, você poderia obter muitos downloads sem qualquer marketing. No entanto, isso ficou no passado.

Seu aplicativo não se venderá mais devido à forte concorrência. Portanto, uma estratégia de marketing é vital para promover seu aplicativo . Se você está planejando lançar algo grande, obviamente quer que as pessoas saibam disso.



10. Sistemas operacionais desnecessários

A mesma coisa acontece ao escolher o sistema operacional em que deseja que seu aplicativo seja executado. Como você provavelmente sabe, existem vários sistemas operacionais no mundo dos dispositivos móveis. Os principais são iOS e Android, que detêm aproximadamente  95% do market share global.

Para obter o máximo de seu aplicativo, ele deve funcionar em ambos os sistemas operacionais. A única coisa é que isso afetará o custo. O desenvolvimento de um aplicativo para Android e outro para iOS requer dois processos de desenvolvimento diferentes, o que significa que o custo será aproximadamente o dobro.

Como mencionamos no ponto anterior, pergunte-se se vale a pena dobrar os custos de desenvolvimento. É essencial iniciar seu aplicativo para a maioria dos dispositivos do zero? Talvez seja melhor primeiro escolher um dos sistemas operacionais e depois expandi-lo para outro.



Conclusão

Ao criar um aplicativo para o seu negócio, lembre-se que o aplicativo perfeito não será desenvolvido no primeiro dia. A primeira versão não terá nada a ver com a versão 10. Trata-se de melhorar passo a passo, observando a resposta dos usuários.

Um ponto crítico a se considerar é o orçamento dedicado ao desenvolvimento da primeira versão. Lembre-se de que você terá que economizar além de promover e guardar seu aplicativo. No entanto, certifique-se de que mesmo que seja a primeira versão, ela comece da melhor maneira possível. Trabalhe com pessoas que realmente têm conhecimento sobre o desenvolvimento de aplicativos e que podem fornecer o suporte e os conselhos necessários durante todo o processo.
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