Gamificação como estratégia de aprendizado em sua empresa

Um treinamento corporativo pode trazer vários benefícios para as empresas.

Os profissionais têm mais motivação para atingir as metas, melhoram o trabalho em equipe e aumentam o engajamento.
No entanto, é necessário trazer recursos inovadores para que eles participem dos treinamentos e tenham interesse com o conteúdo compartilhado na empresa.

A gamificação é uma ótima ferramenta para fazer com que os membros do seu time adquirem o conhecimento com mais facilidade.
Ela usa técnicas de jogos para promover o aprendizado no mercado corporativo.

Siga a leitura e descubra como implementar a gamificação em sua empresa.


O que é gamificação?

A gamificação é um dos assuntos mais comentados no mercado corporativos nos últimos anos. O termo ganhou destaque após trazer vários benefícios para os treinamentos nas empresas.
O sucesso da gamificação é explicado porque ela usa técnica de jogos para engajar os colaboradores por meio de desafios diários e recompensas em cada conquista.
A gamificação não ajuda somente com engajamento. Ela permite que os membros do seu time melhorem a capacidade de aprendizado e resolução de problemas.

Esse formato tem ajudado empresas de vários segmentos, aperfeiçoando processos e os seus produtos e serviços.
Atualmente, existem dois tipos de gamificação: analógica e digital.

A gamificação analógica é o modelo mais tradicional. Ela surgiu antes da evolução da internet. As atividades são aplicadas com baralhos e tabuleiros.
Os jogos não são incluídos apenas para trazer diversão ao ambiente de trabalho, mas também para promover o aprendizado.
Já a gamificação digital usa a tecnologia para trazer uma experiência incrível para os jogadores.
As atividades são desenvolvidas em um único sistema, com jogos mais divertidos, modernos e dinâmicos.
A acessibilidade é outra característica interessante da gamificação digital. O colaborador pode acessar o conteúdo de qualquer lugar do mundo, com celular ou computador.

O mais interessante é que os jogos digitais são personalizados de acordo com a rotina da empresa. Então, você pode incluir os desafios que eles tão acostumados a enfrentar no dia a dia.


Gamificação análogica x gamificação digital?
O estilo de gamificação depende da cultura da sua empresa.



No entanto, o mais indicado é o formato digital. Ele aumenta em 4x a participação dos colaboradores no treinamento.
A plataforma de gamificação também alcança níveis de engajamento de quase 80% nos treinamentos.
Além disso, todo o material é desenvolvido em uma única ferramenta.
Por isso, não é necessário bloquear o horário de todas as pessoas do seu time ao mesmo tempo para que eles façam as atividades.
A plataforma digital acelera o processo de aprendizado e a eficiência dos treinamentos.



Por que investir em gamificação?


Existem diversos motivos pelos quais você deve aplicar a gamificação em sua empresa.


1. Motivação dos colaboradores

O primeiro benefício é a motivação dos colaboradores. Eles se sentem mais empolgados em oferecer resultados acima da média para as empresas.
Uma organização que não tem o hábito de estimular os membros do seu time perde em qualidade e o interesse do funcionário pelo trabalho.
A gamificação ajuda a evitar esses tipos de problemas ou até eliminar aqueles que já estão presentes em sua rotina.


2. Criatividade da equipe

A gamificação tem o poder de aumentar a criatividade da sua equipe.
Os jogos trazem atividades diferentes para o seu colaborador, incentivando o pensamento fora da caixa para atingir ótimos resultados.
Se o participar insistir em um mesmo comportamento, provavelmente, não passará de fase se a tática estiver errada.

3. Bom ambiente interno

A gamificação melhora o clima da empresa. Geralmente, os jogos são divertidos, exigem o trabalho em equipe e reduz o estresse oriundo da rotina de trabalho.
É uma boa oportunidade para integrar aqueles times que são mais afastados em sua organização.


4. Competitividade saudável

Engana-se quem pensa que a competitividade deve ser observada como algo ruim pelas empresas.
Pelo contrário, existem aqueles desafios que são saudáveis e impactam diretamente no sucesso da organização e dos times.
A competição saudável faz com que os colaboradores melhoram a performance e aprendem novas habilidades.
O esforço dos participantes é recompensado com presentes. O brinde pode ser escolhido de acordo com o perfil das empresas.
Você pode oferecer, por exemplo, uma bolsa de estudos, viagens, jantar, uma noite em uma pousada, entre outras experiências incríveis.
Para conseguir administrar as recompensas, estipule regras para que nada saia do seu controle
A motivação dos colaboradores, o trabalho em equipe, o aumento da criatividade e o clima na empresa trazem mais vantagem competitividade para o seu negócio.
A gamificação é uma técnica indicada não só para as grandes empresas. Pequenos e médios negócios também podem adquirir os benefícios dessa técnica.
Portanto, não perca mais tempo e conquiste resultados incríveis.


Como aplicar gamificação na empresa?

Agora que você já sabe o que é gamificação e quais são os benefícios, que tal aprender como aplicá-la em sua empresa?
Conheça abaixo o passo a passo para promover a gamificação em sua empresa:

- Conheça os colaboradores da empresa

O primeiro passo para implementar a gamificação em sua empresa é conhecer o cenário e a opinião dos colaboradores do seu time.
Faça uma pesquisa interna para entender quais são as suas dores e os gargalos que precisam ser desenvolvidos com mais prioridade.
A partir daí, terá dados para criar um projeto mais assertivo.

- Defina o objetivo e missão

Neste momento, você deve definir o motivo pelo qual está implementando a gamificação na empresa.
É importante também escolher as missões que serão aplicadas. Elas devem ser específicas e fáceis de mensurar.
Caso contrário, será complicado descobrir os efeitos dessa ação em sua empresa.

- Crie ideias

Agora você deve selecionar as ideias do seu jogo.
Para isso, escolha a história que pretende contar por meio da gamificação, estabeleça o tema e defina o design do seu projeto.

- Estabeleça a mecânica da atividade

O responsável pela gamificação deve construir a mecânica da atividade.
Ela pode ser desenvolvida de diversas formas.
O jogador, por exemplo, pode ganhar uma recompensa após concluir um desafio, responder perguntas durante um determinado tempo ou não ter regras estipuladas.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial
A gamificação não pode ser desenvolvida de qualquer forma na empresa.
Ela deve ser testada para avaliar a qualidade dos jogos, a compreensão dos participantes e os seus resultados.
Nunca deixe de acompanhar os impactos que a gamificação trouxe para o seu time.

O monitoramento é muito importante para aperfeiçoar as ações que não deram certo e continuar com aquelas que geraram resultados positivos.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre tecnologia? Então siga os nossos perfis no Facebook, Twitter e LinkedIn !