Planejamentos estratégico, tático e operacional como bases para sua organização

Toda empresa, seja pequena, seja grande, deve ter consciência da importância desses três elementos. Sem eles, pode até dar sorte de ser levado por um bom momento da economia e alcançar resultados satisfatórios. Mas essa não é a regra e você não deve confiar nisso, pois as chances de ele chegar a lugar nenhum e ainda enfrentar sérios problemas pelo caminho são muito grandes. O ideal é utilizar uma bússola bem regulada e seguir no rumo certo.




Planejamento estratégico

O primeiro a ser realizado é o planejamento estratégico. É ele que vai apontar a direção para onde a empresa vai caminhar em um período de longo prazo, que varia de cinco a dez anos. As outras etapas dependem do que será decidido neste momento, que é crucial.

A partir de uma análise de aspectos internos e externos, é aqui que nascem as definições de visão, missão e valores, que correspondem a um conjunto de características e crenças com as quais a organização se identifica e a diferencia dos concorrentes, tornando-se, portanto, sua característica marcante. Dessa forma, são traçadas as metas e os objetivos estratégicos, mas sem muitos detalhes, devido ao prazo estabelecido.

Para exemplificar, vamos pensar em um restaurante pequeno que abriu para atender um público formado basicamente por funcionários de um condomínio de empresas, mas que, de início, ainda precisa construir um nome e conquistar a confiança dos potenciais consumidores.

Ao traçar o planejamento estratégico, a proprietária estabeleceu que, em um prazo de dois anos, estará atendendo 90% dos funcionários do condomínio, tornando-se a principal opção da região. Além disso, o empreendimento já será considerado de porte médio e poderá, dentro de mais um ano, abrir uma filial em outro local com as mesmas características.

Em resumo, a estratégia é fortalecer o nome e, em um período bem delimitado, expandir os horizontes, conquistando novos mercados e tornando-se uma marca forte na cidade.



Planejamento tático

Agora vamos para o próximo passo, que é o desenvolvimento do planejamento tático. Entre as diferenças para a etapa anterior está o tempo de duração, que cai para algo em torno de um a três anos, ou seja, de médio prazo. Sendo assim, ele já um pouco mais detalhado.

Podemos dizer que o planejamento tático é a definição dos meios pelos quais as metas e objetivos serão alcançados. Com isso, surgem planos dentro das áreas da empresa, como no marketing e na produção.

Nesse momento entra também o planejamento financeiro. O empresário faz uma projeção de despesas e receitas, identificando as possibilidades de investimentos e mensurando o crescimento.

Voltando ao nosso exemplo, a empreendedora precisou pensar em alguns meios pelos quais vai fazer o restaurante conquistar 90% da clientela do condomínio e ainda expandir o negócio. Para isso, uma das metas estabelecidas foi que, em dois anos, todas as cozinheiras concluam um curso técnico em gastronomia, tornando a mão de obra mais especializada.

Outro propósito é que o número anual de reclamações de clientes seja de, no máximo, cinco e a resolução positiva fique em 100%. Com isso, garante-se a qualidade dos pratos oferecidos e a boa reputação do estabelecimento entre o público. Junto a isso, o objetivo é trabalhar com um plano de marketing ostensivo em todas as empresas do condomínio.



Planejamento operacional

No fim, mais ligado ao dia a dia, está o planejamento operacional, que pode ser feito para um prazo menor que um ano. Este, por sua vez, é um desmembramento do que foi definido na etapa anterior. A ideia aqui é detalhar questões relativas aos métodos e processos pelos quais os objetivos e metas são colocados em prática.

Desta fase saem, por exemplo, os planos de ação, o detalhamento de responsáveis pelas tarefas rotineiras, o levantamento dos equipamentos e recursos financeiros necessários para a operação funcionar e a entrega dos resultados esperados. É a etapa que exige o planejamento mais detalhado e específico, pois, como falamos, tem um período menor e precisa de um maior nível de assertividade.

Sendo assim, qual será o planejamento operacional do restaurante do exemplo que estamos utilizando? Uma das ações estabelecidas pela empreendedora é formar parcerias com as empresas instaladas no condomínio, oferecendo desconto de 15% para os funcionários em cada refeição e sobremesa gratuita.

Outra ação é o envio de e-mail marketing diário no qual é apresentado o cardápio completo e o detalhamento das receitas utilizadas. Com isso, além de saber o que terá no dia, o cliente poderá montar um prato e solicitar uma marmita. Todos esses serviços serão exclusivos para os funcionários.

Por fim, o restaurante terá ainda opções sem glúten, sem lactose, vegetarianas e veganas, atendendo aos mais diferentes públicos e as demandas de cada um, tornando-se um lugar inclusivo e diferenciado.

Cada um desses exemplos só faz sentido se estiver devidamente alinhado com os objetivos estratégicos e decisões táticas realizadas anteriormente. Uma opção que funciona para uma empresa nem sempre é a melhor para outra.

Pense os planejamentos estratégico, tático e operacional da forma conjunta
Durante o período de planejamento, é fundamental que você, como empreendedor, pense nessas três etapas de forma conjunta, pois uma depende da outra para existir e, principalmente, funcionar. Está tudo interligado e todos os planos precisam dialogar e fazer sentido dentro de uma unidade.

Não adianta fazer um planejamento estratégico que projete o negócio para um determinado futuro e a parte operacional não trabalhar neste sentido. Imagine se o restaurante, pensado para conquistar 90% dos funcionários do condomínio, não promover ações exclusivas e esquecer seu público-alvo. O que foi estruturado no início não será efetivado.

Outro cuidado essencial é revisar o planejamento de tempos em tempos, garantindo que ele esteja sempre atualizado. Se a proprietária do restaurante perceber, por exemplo, que o número de clientes que opta pelos pratos veganos é alto, pode ser o momento de repensar ações e dar mais atenção a este público.

Como falamos, o planejamento envolve, na maioria das vezes, a parte financeira, que fica mais bem organizado com apoio de um sistema de gestão, como o ContaAzul. Então, se você precisar de ajuda ou quiser tirar algumas dúvidas, nos procure. Estamos preparados para ser o parceiro para seu negócio.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre tecnologia? Então siga os nossos perfis no Facebook, Twitter e LinkedIn !