Conheça aqui 5 lições do universo das Startups

Você já se deu conta de como algumas startups crescem mais do que a maioria das empresas?

Você gostaria de aproveitar algumas lições para ajudar no crescimento do seu negócio?

Muita gente acredita que o crescimento das startups é inerente ao próprio negócio. Mas isso não é verdade. A única questão que diferencia essas empresas é o risco do negócio, o que deveria ser um ponto negativo comparado a qualquer outro negócio.

O que essas empresas mudaram foram as premissas de gestão, e por isso qualquer empresa pode aprender com os acertos e avaliar os erros para que possa também crescer.

É isso que vamos ver neste texto, os principais motivos que levam essas empresas a crescerem mais do que a média e as lições que podemos aprender com elas. Vamos lá!


Os 3 motivos para o crescimento das startups

Os motivos que vamos ver, embora pareçam simples, são os principais motivos destas empresas crescerem de forma acelerada. Esses aspectos mudam completamente o mindset, fazendo com que antigas barreiras deixem de existir.


1. Pensamento exponencial

A primeira grande questão é o pensamento exponencial. Ele modifica completamente a forma de pensar e planejar a empresa.

Quando observamos as grandes empresas, todas elas fazem orçamentos para crescer 10%, 20%, 30%. Então, as ações que elas desenvolvem servem para esse nível de crescimento.

Já uma startup precisa crescer 5, 10, 15 vezes, então logicamente o seu planejamento e ações devem ser totalmente diferentes.

Ter problemas diferentes ajudam em soluções que elevam o patamar destas empresas.


2. Propósito transformador massivo

Já falamos da mudança, em que o pensamento exponencial altera a forma de planejar e de agir.Mas isso não transforma sozinho o fator de crescimento. É preciso de pessoas para realizar esse resultado.

Para motivar, agrupar e engajar pessoas neste objetivo, as startups de sucesso possuem o que se chama Propósito Transformador Massivo. Esse é um propósito muito grande e transformador. É algo que realmente muda a realidade.

Exemplos de Propósito:
Google: Organizar a informação do Mundo
TED: Ideias que merecem ser espalhadas.

Com esse propósito transformador, essas empresas conseguem reunir recursos e pessoas que estejam conectadas nesta transformação.


3. Desafiar os velhos conceitos

Considerando os grandes desafios, as startups não estão preocupadas com grandes estruturas organizacionais. Pelo contrário, propõem formas mais flexíveis de trabalho para serem mais ágeis.

O crescimento rápido somente é atingido com a alavancagem de recursos e isso pressupõe o uso e não a posse. Além disso, é preciso automatizar boa parte dos processos de negócios.

Para isso tudo dar certo, não é possível seguir “velhas receitas” de sucesso.
Então boa parte das ferramentas de gestão que se utilizam são totalmente contra senso das antigas e isso ocorre desafiando as formas de se realizar qualquer atividade.


As 5 lições das startups

O pensamento com propósito, sem barreiras em velhos conceitos e as metas exponenciais criam formas para se atingir um crescimento acelerado comparativamente.

Essas lições que observamos são na verdade verdadeira ferramentas para qualquer empresa que queira crescer.


1. Proporcionar um excelente lugar para se trabalhar

É fato que as startups são ambiciosas quanto à KPIs (Indicadores de Performance) e possuem metas agressivas de resultados.

Para atingir resultados tão excepcionais, somente com pessoas. Para isso, essas empresas criam ambientes de autonomia e trabalho em equipe.

Elas transformam o ambiente corporativo em um local alegre e divertido para se trabalhar.

Esses espaços se preocupam com a comunicação, integração e interação de pessoas.

Isso tem um efeito em criar um sentimento de pertencimento e entusiasmos em participar da empresa.


2. Foco em marketing, imagem e conversão em vendas

Uma grande preocupação das Startups é com relação a sua imagem. Isso é muito necessário, e não somente com potenciais clientes.

Ter uma boa imagem facilita reter excelentes talentos nos quadros, ter fornecedores satisfeitos e ainda facilitar parcerias estratégicas.

Já no marketing, essas empresas vão além das chamadas métricas da vaidade. Os investimentos nessa área devem proporcionar retornos.

Se um investimento não tem o seu retorno verificado, rapidamente tem-se uma mudança para poder atingir o esperado.

Essas empresas também trabalham muito bem com dados. Para ser assertivo é preciso entender muito bem como atingir os objetivos através dos indicadores.


3. Atenção aos detalhes e ao valor proporcionado

Nesta terceira lição vamos falar da atenção dada ao cliente.

As startups, para melhorar o seu produto, solicitam, recebem e trabalham muito com o feedback constante do cliente.

É isso que cria uma velocidade sem igual na melhoria do produto para aumentar o mercado.

As ferramentas de avaliação também são simples para gerar um grande número de interações. Uma dessas ferramentas é o NPS (Net Promoter Score) onde se pergunta em uma escala da 0 a 10 a probabilidade de recomendação da empresa.

Destas interações, inclusive, surgem novos fluxos de receitas e produtos oferecidos pela empresa.


4. Atualize as ferramentas de gestão

Já falamos no texto sobre KPIs não é mesmo? Você tem em sua empresa?

Tenha indicadores para medir o seu sucesso e se desafie a todo momento a melhorar.

Para isso, é necessário um processo de planejamento, com ciclos curtos de feedback e de correção de rumo.

Muitas startups têm utilizado o método OKRs (Objetivos e Resultados-Chaves).
Esse método de planejamento e execução ficou muito conhecido após ser utilizado no Google, e até hoje é uma forma de gestão da empresa.

Atualize também a sua caixa de ferramentas de gestão para utilizar método ágeis como LEAN, SCRUM e KANBAN.


5. Utilize tecnologia e reduza custos

Outra questão em que as startups se destacam é no baixo custo de sua operação.

O Waze por exemplo quando foi vendido para o Google por US$ 1 bilhão e tinham a época somente 15 funcionários.

Isso só foi possível com a automação de processos e com a utilização de sistemas que facilitassem processos.

A integração de dados com parceiros de negócio é também uma forma de utilizar a tecnologia de forma eficiente. Um exemplo é a Conta Azul, que integra dados e informações com o contador, permitindo que ele possa até realizar a contabilidade em tempo real.

São muitas as vantagens desta integração. Eu reuni 7 delas neste post para comprovar que com certeza terá melhora na gestão financeira e do parceiro contábil.


Conclusão

Sempre olhamos as startups como empresas que crescem de forma acelerada. Mas o que essas empresas fazem é mudar a forma de pensar e agir, de forma a atingir excelentes resultados.

O ponto positivo disto é que qualquer empresa pode se utilizar das lições aprendidas por essas empresas para melhorar o seu negócio. Neste texto falamos sobre 5 destas lições.

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