Como o Business Intelligence pode fazer a diferença no seu negócio?


Durante séculos as empresas se desenvolveram baseadas na tomada de decisão voltadas à experiências e conhecimento de mercado de gerentes e/ou donos da companhia. E muito embora algumas empresas ainda funcionem nesse modelo, com a evolução da tecnologia e as mudanças de comportamento do consumidor, tem sido cada vez mais claro a importância de tomar decisões baseadas em dados e não mais, somente na intuição dos líderes.

E uma vez que para tomar as decisões certas é necessário dados e informações, a tecnologia vem trazendo cada vez mais formas de se conectar com seu negócio e coletar dados e distribuir informações relevantes para a tomada de decisão. Esse conceito é conhecido com o Business Intelligence.


Neste conteúdo, vamos te explicar o que é Business Intelligence e por onde você pode começar tornar sua empresa cada vez mais digital e orientada à tomada de decisões baseada em dados inteligentes.


Neste artigo veremos sobre:

O que é Business Intelligence?
Por que devo implementar o Business Intelligence na minha empresa?
Por onde começar a implementar o Business Intelligence?
Algumas tendências em BI que estão vindo com tudo
Conclusão



O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é o processo orientado por diferentes tecnologias, aplicações e práticas que permite a coleta, análise e distribuição de dados e apresentação de informações factíveis e acionáveis ​​para ajudar líderes executivos, donos de negócios e outros usuários finais na tomada de decisões.

Business Intelligence tem impacto direto na empresa, tanto estratégico quanto tático e operacional. Uma vez que, utiliza-se de dados históricos.

Com BI sua empresa é possível fazer::

Mensuração: Criar KPIs (Key Performance Indicators) baseado em histórico de dados;
Coleta de dados: Identifica oportunidades de mercado e a qualidade de dados para tomada de decisão;
Análise: Identificar melhorias necessárias em processos;
Ação: Apoiar o processo de desenvolvimento de novos produtos e da Jornada do cliente;
Monitoramento: Identificar novas oportunidades de Mercado;



Por que devo implementar o Business Intelligence na minha empresa?  

Empresas que buscam se diferenciar no mercado ou expandir seu negócios vêem business intelligence como estratégia central do negócio. Pois o BI serve como orientador e permite que a empresa deixe de gastar dinheiro e tempo na implementação de processos falhos.

Algumas das principais razões para se implementar o Business Intelligence, são:

Com BI sua empresa melhora a visibilidade de processos existentes, possibilitando identificar pontos de melhoria no seu negócios.
Usando um sistema de BI, é possível criar relatórios rápidos, minimizando tempo e recursos. O que permite também que os funcionários sejam mais produtivos em suas tarefas.

O sistema de BI atribui responsabilidade na organização, pois deve haver alguém que deva ter responsabilidade e propriedade para o desempenho da organização em relação aos objetivos definidos.
O sistema de BI também ajuda as organizações à medida que os tomadores de decisão obtêm uma visão geral geral por meio de recursos típicos de

BI, como dashboards e scorecards.
Ele simplifica os processos de negócios.
Permite fácil análise. O software de BI democratizou seu uso, permitindo que até usuários não técnicos ou não-analistas coletam e processam dados rapidamente. Parece até mentira né?



Por onde começar a implementar o Business Intelligence?

A implementação de uma estratégia de BI requer muito além de um bom software de análise de dados, mas também muita curiosidade.

Como mencionamos anteriormente, BI pode ser utilizado não exclusivamente por pessoas de TI mas também todos os colaboradores que trabalham diretamente com a tomada de decisões estratégicas. Muito mais que ver dados compilados em um dashboard é necessário muita curiosidade para se navegar nos dados de forma estratégica e extrair insights significativos para o negócio.

Com dados estratégico e o engajamentos dos colaboradores que operacionalizam os dados com foco na geração de insights, sua empresa terá uma estratégia de BI matadora.


Algumas tendências em BI que estão vindo com tudo

Assim como a Tecnologia, o BI está em constante evolução e por isso é extremamente importante acompanhar novas tecnologias e novidades de mercado para que sua empresa siga se destacando em um mercado tão competitivo quanto o que temos hoje.

IA (Inteligência Artificial e Machine Learning): Você certamente, possui ou deve ter ouvido falar de tecnologias como a SIRI (Apple), Cortana (Windows), a Magalu (Magazine Luiza) e o  famigerado: Ok, Google!. Né? Essas entre muitas outras existente são tecnologias baseadas em IA e Machine learning, que aprendem seus hábitos de consumo e reproduzem ações cotidianas, ajudando o usuário a ganhar tempo com atividades como: Agendar uma reunião, marcar um horário de alarme ou simplesmente realizar uma ligação. Esses exemplos entre outras tecnologias tem avançado massivamente, aprendendo, coletando e entregando insights valiosos para empresas na tomada de decisão e desenvolvimento de produtos através de dashboards completos para análises.


BI Discovery Data: Quando utilizamos BI, em geral buscamos respostas às dúvidas que temos sobre nosso negócio. Com Data discovery, você faz o processo oposto. Pois ele é utilizado especificamente para responder à pergunta: o que isso todos esses dados querem dizer? Através dele, o usuário(analista dos dados) descobrirá se existem discrepâncias em dados.
O Data discovery auxilia no enriquecimento de dados. Permitindo perceber padrões inesperados, que podem ser resposta à perguntas ainda não formuladas.


Cloud BI: Inovar sua estratégia de BI, inclui repensar onde os seus dados estão armazenados. Cada vez mais empresas estão vendo mais e mais vantagens em migrar seus dados para a nuvem. O que a princípio possa parecer arriscado, já existem empresas especializadas nesse tipo de serviço e na segurança dos dados armazenados em seus data centers, o que reduz o custos para a empresa e traz mais escalabilidade para o negócio. Gartner research indica que “está programado para crescer em 21.4% o público de Cloud BI em poucos anos”


Content Intelligence: Não é segredo para ninguém que uma boa estratégia de conteúdo pode gerar insights e dados analiticos essenciais e muito mais do que significativos sobre o comportamento do consumidor. E com isso, entender quais narrativas levam o consumidor à tomada de decisão por meio do engajamento de conteúdos produzidos baseados em dados de interesse.


Conclusão

A tecnologia está em constante evolução e com isso a forma como consumimos também. Por isso é importante estar sempre conectado à inovações e modelos de BI que permitem seu negócio ganhar vantagem competitiva no mercado.

 
Gostou do artigo e quer saber mais sobre tecnologia? Então siga os nossos perfis no Facebook, Twitter e LinkedIn !