Ciência de Dados: Conheça aqui cases de sucesso na Indústria


Data Science no Marketing Digital
A Active Campaign é uma plataforma que utiliza Machine Learning para entregar campanhas para as pessoas certas.

Além de criar alertas, eles informam a probabilidade de uma pessoa abrir um determinado e-mail e estimam o melhor horário para que esses e-mails sejam enviados garantindo um sucesso maior nas campanhas de marketing.

https://www.activecampaign.com/br/


Data Science aplicado a Saúde

Algumas empresas estão usando sistemas cognitivos para predizer o estado de saúde de pacientes.

Dispositivos ligados a esses pacientes monitoram seus sinais vitais e estão acoplados a smartphones, essas informações são usadas para alimentar modelos que usam dados históricos.

Um exemplo desse sistema é o robô Laura que utiliza machine learning para ajudar médicos em diagnósticos.

Pacientes em trajetória de risco são identificados de maneira antecipada, dando ao time assistencial mais tempo para iniciar a gestão do cuidado.

http://www.laura-br.com/


Data Science e o Mercado Financeiro

Essa é uma área muito complexa, como as características dos ativos não são lineares existe um grande desafio em prever qualquer situação.

Por conta disso instituições financeiras estão buscando soluções cognitivas e investindo em uma nova área conhecida como Algotrading que tem como objetivo criar algoritmos que fazem trading.

Esses algoritmos analisam os volumes de dados e tomam decisões, compram ou vendem ativos no mercado.

http://www.algotrading.com.br


Robô Ueslei

É um outro exemplo de sistema que atua no mercado financeiro e foi desenvolvido pela empresa Vérios.

Consiste em um modelo de alta precisão utilizado para predizer a melhor hora de investir em ativos no mercado.

Ele tem a capacidade de ler automaticamente centenas de dados históricos para tomar decisões no mercado e atua diretamente para clientes que querem seguir suas recomendações de investimentos.

https://verios.com.br/


Data Science aplicado a Notícias

A Bloomberg vende o serviço de análise de sentimentos em notícias sobre política e mercado.

O sistema utiliza data science e machine learning para identificar a polaridade de uma noticia, ou seja classificar se uma notícia é positiva, negativa ou neutra por exemplo.

Disponibilizando informações mais rápidas e precisas aos investidores, contribuindo com as decisões que serão tomadas frente aos mercados financeiros, já que as notícias tem um grande impacto nesse setor.

https://www.bloomberg.com.br/


Data Science no Combate a Corrupção

O projeto Serenata de Amor criou o robô Rosie que utiliza dados históricos para identificar fraudes, ele analisa os gastos reembolsados e identifica irregularidades nas contas dos parlamentares.

As informações são disponibilizadas no site Jarbas onde a população pode navegar e descobrir mais sobre cada irregularidade.

https://serenata.ai/


Data Science no Agronegócio

A D2i utiliza sensores de umidade do solo que verificam a cada 15 minutos as raízes, além de checar as condições ambientais e climáticas, com o objetivo de aumentar a produtividade no campo e reduzir custos.

Eles também fazem o monitoramento de animais através de sensores inteligentes, que são capazes de determinar o estresse, o comportamento e a incidência de doenças, aumentando consideravelmente a expectativa de vida desses animais.

https://www.d2i.com.br/


Data Science e People Analytics

Ao contrário dos demais o People Analytics não é um software ou uma ferramenta, trata-se de uma metodologia que estuda e analisa as pessoas com o objetivo de descobrir padrões de comportamentos, para que as empresas aumentem a eficiência das equipes e melhorem seus processos.

A tomada de decisão se da através do cruzamento de várias informações sobre os colaboradores, dessa forma as empresas conseguem mensurar e entender o que torna os colaboradores engajados ou o que diminui a sua produtividade, ou seja, o objetivo é observar e analisar o que influencia as pessoas no ambiente de trabalho.


Data Science e Watson IBM

A plataforma Watson da IBM contém softwares para atuar no setor jurídico, utiliza machine learning para aprender padrões de processos com base em dados históricos, com isso ajuda a reduzir os custos com advogados e aumenta as chances de ter uma causa ganha.

https://www.ibm.com/watson/br-pt/
Gostou do artigo e quer saber mais sobre tecnologia? Então siga os nossos perfis no Facebook, Twitter e LinkedIn !