8 aplicações surpreendentes de como a computação em nuvem está mudando a educação


Computação em nuvem: capacitando a indústria da educação

Ao longo dos anos, a indústria da educação percorreu um longo caminho. O ensino e a aprendizagem não estão mais confinados a livros didáticos e salas de aula e agora alcançam computadores e dispositivos móveis. Hoje, os alunos estão sempre conectados - estejam eles dentro ou fora da escola. Ao mesmo tempo, as tecnologias certas capacitam-nos com habilidades do mundo real e prontas para a carreira. A tecnologia desempenha um papel importante nesta mudança disruptiva.

Quem poderia imaginar que um estudante em uma parte do mundo seria capaz de fazer um curso em uma faculdade localizada a milhares de quilômetros de distância? Uma das tecnologias que impulsionam a inovação para esse setor é a computação em nuvem. Essencialmente, a computação em nuvem é uma tecnologia complexa que muda a ênfase dos recursos físicos para os virtuais. Se quiser entender seu impacto no cenário educacional, você precisa saber o que é a computação em nuvem e como ela realmente funciona.

Se você é novo na computação em nuvem, o Cloud Academy oferece uma extensa biblioteca de treinamento de fundamentos de computação em nuvem que torna mais fácil começar a usar as tecnologias de nuvem. Você pode aprender sobre os conceitos gerais de nuvem, bem como as principais plataformas de nuvem, e novos conteúdos e atualizações são adicionados a cada mês.

Biblioteca de treinamento de fundamentos de computação em nuvem
Computação em nuvem: como ela traz inovação à educação?
A computação em nuvem se refere a uma configuração de recursos de computação que podem ser compartilhados em qualquer lugar, independentemente da localização dos usuários. Ao implementar a computação em nuvem, é possível reunir professores e alunos em uma plataforma única e unificada. Organizações educacionais como escolas, faculdades e universidades não precisam comprar, possuir e manter seus próprios servidores e data centers. Em vez disso, eles podem aproveitar a computação em nuvem para aproveitar o poder de computação, bancos de dados, armazenamento e outros serviços quando necessário. Além disso, eles sempre podem ter certeza de que seus recursos estão protegidos na nuvem. Vamos elaborar sobre os amplos benefícios da computação em nuvem no campo da educação.


1. Fortes ambientes de sala de aula virtual

Com o software baseado em nuvem, é possível que as organizações educacionais tenham salas de aula virtuais para os alunos. O conceito reduz os custos de infraestrutura em uma extensão considerável. Eles podem até reduzir as despesas de integração de professores regulares em seu corpo docente. Em vez disso, eles podem colaborar com instrutores qualificados que trabalham remotamente e atuam como recursos econômicos. Ao mesmo tempo, os professores podem criar e oferecer cursos online para alunos em qualquer lugar. Os alunos podem até comparecer para exames virtuais, economizando tempo e despesas de forma eficaz.



2. Facilidade de acessibilidade

O potencial da nuvem é incomparável quando se trata de acessibilidade. Os usuários podem acessar facilmente o conteúdo do curso, aplicativos e dados a qualquer hora e em qualquer lugar. Eles podem se inscrever em cursos e participar de atividades em grupo também. As barreiras de lugar e tempo não existem mais, a nuvem garante a entrega contínua de conteúdo em todos os momentos. Além do mais, ele até envia conteúdo em dispositivos móveis para que os alunos possam aprender facilmente, mesmo em trânsito.

3. Grande economia de custos

Outro benefício da computação em nuvem que você não pode ignorar é a ampla economia de custos. Tanto os alunos quanto os provedores podem experimentar grandes benefícios neste contexto. Os alunos não precisam investir em livros e aplicativos caros, pois esses recursos de aprendizagem estão disponíveis na nuvem. Os provedores também podem reduzir os custos de gerenciamento, simplificando processos como inscrição e rastreamento de atribuição. E, claro, os custos de infraestrutura também reduzem, conforme explicado anteriormente. A melhor parte da computação em nuvem é que você paga conforme usa, o que a torna econômica.

4. Armazenamento seguro de dados

Além de acessibilidade e economia de custos, a computação em nuvem também oferece o benefício do armazenamento seguro de dados. As organizações que oferecem aprendizado por meio da nuvem podem adotar uma VPN para garantir a segurança dos dados. Os protocolos VPN, como IKEv2, são responsáveis ​​pela criptografia automática de dados e tráfego de saída. Isso significa que o conteúdo de aprendizagem pode ser facilmente transferido para os usuários sem comprometer sua integridade. Ao mesmo tempo, os alunos podem proteger sua privacidade usando VPN para aplicativos de aprendizagem baseados em nuvem.


5. Escalabilidade

Escalabilidade refere-se à capacidade dos aplicativos de corresponder ao número crescente de usuários. A computação em nuvem também cobre escolas, faculdades e universidades nessa frente. Ele permite que eles ampliem os aplicativos e experiências de aprendizagem de forma rápida e fácil. Como resultado, eles podem lidar com um número cada vez maior de alunos. Além disso, a escalabilidade também os ajuda a gerenciar os picos de uso e tráfego causados ​​por eventos como registros de treinamento e envio de atribuições. Da mesma forma, eles podem diminuir instantaneamente durante o período de baixa atividade para evitar o desperdício de recursos.

6. Agilidade e inovação

Outra forma de os provedores de aprendizado se beneficiarem da computação em nuvem é por meio da agilidade e da inovação. Isso dá a eles a capacidade de experimentar com mais rapidez e frequência. Consequentemente, eles podem inovar para criar melhores experiências de aprendizagem para os alunos. Isso se torna possível porque novas ferramentas e recursos podem ser desenvolvidos, testados e implantados nos aplicativos para torná-los melhores do que antes.


7. Maior alcance para os alunos

A computação em nuvem na indústria da educação traz a oportunidade para os alunos expandirem seus horizontes. Aqueles que não estão satisfeitos com os sistemas de aprendizagem tradicionais agora podem explorar o novo conceito de educação online. Isso faz maravilhas para alunos que desejam optar pelo ensino à distância ou até mesmo fazer cursos no exterior. Profissionais ativos que não podem assistir às aulas convencionais, mas desejam aprimorar suas habilidades, também podem fazer aulas virtuais.

8. Requisitos mínimos de hardware

Com aplicativos baseados em nuvem, os requisitos de recursos de hardware são mínimos. Esses aplicativos podem operar perfeitamente em navegadores de Internet, tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. Os alunos conseguem aprender com o telefone celular que possuem. Não há necessidade de investir em um computador caro para fazer o curso. Além disso, eles não exigem dispositivos de armazenamento externos porque têm acesso a armazenamento gratuito baseado em nuvem. O aprendizado não poderia ser mais simples do que isso!



Os benefícios da computação em nuvem para o setor de educação são imensos. Não é nenhuma surpresa que os principais provedores do setor estejam adotando rapidamente a tecnologia de nuvem para que possam aprimorar os serviços que oferecem. Simultaneamente, a nuvem está surgindo como a melhor opção para os alunos também. Nada se compara à conveniência de acessar o aprendizado na ponta dos dedos e a tecnologia da nuvem torna isso possível. Quer seja uma grande universidade, uma pequena escola ou um estudante, todos no setor estão experimentando o impacto positivo da nuvem e as coisas vão ficar maiores e melhores no futuro.

 
Gostou do artigo e quer saber mais sobre tecnologia? Então siga os nossos perfis no Facebook, Twitter e LinkedIn !