15 estratégias de marketing de Aplicativos mobile para você utilizar agora mesmo

O crescimento de uso de aplicativos móveis torna a definição e o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de aplicativos vital para o sucesso desde o início do projeto. Anunciantes de grande e médio porte costumam ter agências de marketing para ajudá-los a administrar seus negócios. No entanto, pequenas empresas e desenvolvedores independentes costumam procurar soluções mais rápidas para jogar neste mercado cada vez mais difícil.

Todos enfrentam o mesmo desafio: “alcançar as primeiras posições no ranking, fazer os usuários se apaixonarem e gerar renda com seus aplicativos móveis”.


Onde começar?

Como toda estratégia de marketing, você deve definir desde o início qual será o seu público-alvo, como você vai alcançá-lo, qual será o modelo para monetizar o seu projeto e saber os resultados (ROI) de todas as ações que vai realizar .



Se você vai lançar um aplicativo móvel no mercado e tem um histórico de marca, deve aproveitar ao máximo o que construiu para divulgar seu aplicativo. Se, por outro lado, sua marca é desconhecida, você deve desenvolver sua estratégia de lançamento para otimizar seus recursos.

Em nossa experiência, sempre recomendamos trabalhar tanto ações voltadas para a marca do app quanto atividades de performance. A Internet permite que você trabalhe para resultados, aproveite! Não se esqueça de que o ASO deve ser a base de uma estratégia de marketing de aplicativo. Uma boa estratégia de ASO nos permitirá nos posicionar e nos diferenciar da concorrência.



Estratégias para aplicativos móveis

Ao lançar um novo aplicativo para celular no mercado, seu objetivo é se classificar entre os mais baixados do gênero e, claro, que seus usuários o instalem e não desinstalem e obtenham boas avaliações. Conseguir isso depende, em grande parte, de uma estratégia de marketing de aplicativo adequada.

Quando você lança um aplicativo móvel, há dois estágios ou fases fundamentais que as estratégias de marketing de aplicativo para aplicativos móveis (Apps) devem contemplar:

● Fase de pré-lançamento

● Fase de pós-lançamento

Os dois se complementam e têm a mesma importância e peso no sucesso dos aplicativos móveis, por isso dividiremos nossa estratégia de marketing de aplicativos nessas duas seções principais.


As estratégias fundamentais de marketing de aplicativos para aplicativos móveis


1. Identifique o seu público-alvo 

Em qualquer estratégia de marketing online, é essencial saber quem você está almejando. Isso permitirá que você adapte o tom da linguagem e a mensagem que deve transmitir. Também ajudará você a identificar quais canais são mais adequados para atingir seu público. Uma ferramenta útil que pode ajudá-lo a fazer um retrato realista disso é a buyer persona. É aplicado em estratégias de marketing de entrada, mas é perfeitamente extrapolado para a estratégia de marketing de aplicativo do seu aplicativo móvel.


2. Gere expectativa nas redes sociais

Antes mesmo de lançar seu aplicativo móvel, você já pode começar a fidelizar seus primeiros usuários. Quão? Por meio das redes sociais. Escolha aquele que é mais adequado para o seu tipo de aplicativo. Por exemplo, se tiver um ótimo componente visual, a rede social mais adequada será o Instagram. Por outro lado, se for tecnológico, pode ser melhor optar pelo Twitter.

Anuncie a data de lançamento do seu aplicativo, crie mistério e revele alguns de seus recursos. O objetivo deve ser gerar expectativas entre o seu público-alvo. Para chegar lá, use palavras-chave e hashtags. Obviamente, você deve ter cuidado em sua escolha, pois eles serão associados ao seu aplicativo.


3. Crie uma página de destino

A página de destino ou uma página de destino seria o campo base a partir do qual você fará as diferentes comunicações relacionadas ao seu aplicativo. Desde seu desenvolvimento até suas atualizações, novidades, etc.

Em outras palavras, a página de destino funcionará como a extensão do seu aplicativo. As características básicas que você deve levar em consideração para sua página de destino são: 

●      Um poderoso apelo à ação:  O apelo à ação é o apelo à ação; Esta é a mensagem que convida o público a realizar a ação que procura. Deve ser um texto claro e simples e ter um botão de ação focado em aumentar a taxa de conversão.

●      Descrição do aplicativo de amostra:  a descrição deve ser breve e direta e focada em despertar a curiosidade do usuário acima de tudo. Você não deve se esquecer de usar as palavras-chave que definiu para o seu aplicativo móvel.    

●      Design responsivo:  a página de destino deve se adaptar aos dispositivos móveis dos quais será feito o download. Caso contrário, isso influenciará negativamente seus downloads.

●      Analytics:  você deve medir o número de visitas e conversões que ocorrem em sua página de destino e o tempo que os usuários gastam nela. Isso lhe dará informações valiosas sobre quais aspectos podem estar falhando e, portanto, você precisa melhorar. 


4. Crie um blog

O marketing de conteúdo tem um lugar perfeito em uma estratégia de marketing de aplicativo para aplicativos móveis.

Escreva sobre os tópicos de interesse do público ao qual seu aplicativo se destina. Por exemplo, imagine que você vai lançar um aplicativo para turistas em Barcelona, ​​que usa realidade aumentada. Nesse caso, você pode tratar dos assuntos do seu blog, que devem estar relacionados à história, curiosidades, eventos ou gastronomia desta cidade. O objetivo é ser lido por pessoas interessadas em baixar seu aplicativo. Quero dizer, seu público-alvo.

Um blog é uma ferramenta estável que será de grande ajuda para você antes e depois de seu aplicativo móvel ou lançamento de aplicativo. A partir dele, você pode publicar o processo de desenvolvimento do aplicativo e compartilhá-lo posteriormente nas redes sociais. Claro, você não deve esquecer de incluir o banner da página de destino do seu aplicativo no blog. Isso vai supor um fluxo contínuo de usuários em direção ao seu patamar, e logo você verá como os downloads de sua aplicação estão aumentando.

Também é muito importante que você aplique o posicionamento da web SEO ao seu blog e à sua página de destino. Para isso, você deve realizar um estudo prévio de palavras-chave (ou pesquisa de palavras-chave), tendências de busca e facilidade de posicionamento na web para determinar quais palavras, com as quais poderia atingir melhor seu público-alvo. Depois de ter feito todo esse estudo, você pode começar com a estratégia de geração de conteúdo otimizada para os buscadores Google e atrativa para os usuários e começar a escrever seus artigos!


5. Use canais de marketing de aplicativos com foco em branding

●      Canais próprios:  amigos, família, redes sociais, site, newsletter, QR em estabelecimentos físicos, etc. São gratuitos!

●      Mídia:  prepare um kit de imprensa completo e envie para a mídia principal.

●      Blogs especializados:  entre em contato com os principais blogs especializados em aplicativos móveis, tecnológicos ou verticais do setor de seu aplicativo e faça uma revisão para seu aplicativo. Os custos não são muito altos e funciona!

●      Celebridades, influenciadores, adotantes iniciais:  convide influenciadores para testar seu aplicativo e compartilhar sua opinião em seus canais. Isso não está ao alcance de ninguém.

●      Mídia tradicional:  Anuncie na TV. É cada vez mais comum ver anúncios de aplicativos na TV, em outdoors ou no rádio. Se você tem um orçamento, use mídia de grande público.



6. Use canais de aplicativos de marketing de desempenho


●      Redes de Display:  Existem muitas redes com as quais trabalhar nos resultados: CPC (custo por clique), CPI (custo por instalação ou download), CPL (custo por lead) e CPM (custo por mil impressões) são os modelos de compra com quem você trabalha. O orçamento que você deseja atribuir a cada rede / modelo dependerá de sua estratégia. Meu conselho é testar várias redes, medir e investir no maior ROI.

●      App Discovery  - aplicativos recomendados por outros aplicativos. Se você quer chegar ao Top 10, esta é a sua opção. No entanto, lembre-se de que tudo o que sobe desce. Por esse motivo, você não deve focar sua estratégia de marketing de aplicativo apenas neste canal.



7. Publicidade em aplicativos móveis:

O marketing baseado em aplicativos móveis é uma indústria em crescimento. As ações de marketing assumem a forma de anúncios que aparecem durante o uso do aplicativo. Encontraremos formatos de tipo banner ou pop-up que não podem mais ser bloqueados, pois não estamos mais no contexto de um navegador da web. Para editores de aplicativos, a publicidade é a maneira mais eficaz de monetizar um aplicativo gratuito. Para ver a publicidade, muitas vezes percebida como intrusiva e irritante, desaparecer, o usuário terá que mudar para a versão paga do aplicativo.



8. Campanhas de SMS:

O SMS continua sendo uma forma eficaz e direta de atingir seu objetivo. De acordo com o MailChimp, essas mensagens curtas fazem parte da vida íntima do consumidor e as taxas de leitura são próximas a 95% (em comparação com uma taxa média de abertura de 20,81% para e-mails em todos os setores). Esta figura deve, no entanto, ser colocada em perspectiva: os usuários não têm escolha, o próprio design do SMS os obriga a “ver” a mensagem diretamente na notificação. A comunicação por SMS está sujeita às mesmas regras da comunicação por e-mail: obrigação de consentimento (double opt-in), compromisso de disponibilizar um link de cancelamento de assinatura (dando o direito de resposta “STOP” no final de cada SMS ou via outro número) ...



9. Notificações push de aplicativos móveis:

Aceitas ou ativadas voluntariamente pelo usuário, essas notificações permitem que os aplicativos enviem mensagens, mesmo quando os aplicativos em questão não estão em uso. Portanto, você pode usar essas notificações para enviar mensagens: seja uma redução, um convite para descobrir a nova coleção ou um anúncio! Porém, é recomendável não abusar das notificações push: poucos usuários sabem desativá-las sem desinstalar o aplicativo, o que teria o efeito oposto ao pretendido.



10. Funcionalidades de localização do ponto de venda:

Com o m-marketing, você pode usar o localizador de lojas, a localização de um ponto de venda físico. Esse impulso para a loja possibilita atrair consumidores diretamente para o seu ponto de venda. Além disso, de acordo com um estudo do Google, as informações mais buscadas pelos usuários com relação às atividades locais: horário de funcionamento de uma loja, endereço, orientação por GPS para a loja ... 32% dos cliques em anúncios baseados na localização geralmente levam a uma compra ou visita à loja.


11. Geolocalização em uma situação móvel:

Graças à evolução das tecnologias móveis (smartphone, 4G, etc.), o mobile marketing ganha cada vez mais importância, sendo possível enviar mensagens graças à geolocalização quando não há ninguém perto da loja. Isso permitirá atrair diretamente a atenção do usuário e fazê-lo querer entrar na loja ao seu lado.



12. Gamificação:

Os jogos são um dos aplicativos mais usados ​​em um smartphone; no entanto, com a gamificação, você pode integrar elementos do jogo em uma área que normalmente não é a de jogo (por exemplo, quando a Gucci criou um jogo, especialmente para o lançamento de uma nova bolsa). A gamificação tornará possível envolver seu público solicitando o comprometimento do jogador. Isso irá, portanto, construir a lealdade do cliente, entretê-lo e melhorar a imagem da marca enquanto se comunica por ela.



13. Compre um domínio .app

Se você comprar um domínio .app, estará dizendo tudo: o que você faz, a que sua página se refere, etc.

Uma extensão .app permite que você promova o site de seu aplicativo móvel. E se você é um desenvolvedor web, é uma opção muito boa utilizá-lo como uma extensão do domínio do seu currículo em formato web.

Uma extensão .app tem a vantagem de ser muito fácil de lembrar. Além disso, transmite confiança e muita segurança sobre as informações que você pode publicar em seu blog ou site.

Esta extensão é muito mais segura do que qualquer outra. Por ser um domínio lançado pelo Google, é necessário que, para que esta extensão funcione corretamente, a web funcione com HTTPS para certificar que a comunicação enviada de um navegador aos servidores web está criptografada e que os dados pessoais dos usuários estão seguros.



14. Posicionamento ASO ou SEO para aplicativos móveis

Certamente você já sabe o quão importante é uma estratégia de posicionamento de SEO no marketing no aplicativo. Bem, podemos dizer, para simplificar, que ASO é SEO aplicado a aplicativos. Nesse caso, o posicionamento não visa levantar posições no Google, como acontece com o SEO, mas no Google Play Store e na App Store.

Assim como os fatores on-page e off-page estão envolvidos no SEO, no ASO, fatores importantes a serem lembrados são os metadados on e off-metadata. E como você pode imaginar, é preciso trabalhar os dois para conseguir um bom posicionamento nas principais lojas. Vamos ver brevemente no que cada um deles consiste. 



15. Publicidade paga nas redes sociais e no Google

Conforme discutido anteriormente, as redes sociais desempenham um papel importante na promoção de aplicativos móveis. Além da promoção orgânica que você desenvolve nelas, é muito benéfico para você realizar campanhas publicitárias segmentadas, ou seja, focadas no seu público-alvo. Facebook, Instagram e Twitter permitem que você faça publicidade totalmente personalizada, na qual você pode focar apenas no público que lhe interessa. 

Além das redes sociais, você também pode fazer campanhas publicitárias pagas no Google, que possui ferramentas específicas para esse fim.



Conclusão

Como você pode ver, as campanhas de marketing de aplicativos para aplicativos devem levar em consideração vários aspectos; todos com foco em atingir o público-alvo e gerar mais downloads. Esperamos que este artigo tenha sido interessante para você e, acima de tudo, que seja útil para definir a estratégia de marketing de aplicativo para seu aplicativo.

 
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