Conheça aqui 5 cases de uso de Chatbots nas organizações

Chatbot para empresas: versatilidade em atendimentos

O uso de tecnologias nas empresas cresce exponencialmente, visto que cada vez mais o empresário busca otimizar seus processos internos e externos. O chatbot, ferramenta de automatização de comunicação, é um dos principais instrumentos buscados pelo mercado para melhorar o atendimento.

Em meio a isso não pense que essa comunicação facilitada tange somente ao cliente. O chatbot é ideal para todo tipo de comunicação fora e dentro de uma empresa, simplificando processos como retirada de dúvidas, sugestões e pedidos, entre outros.

Imagine que você tenha um canal interno para a sua empresa. Para isso, o colaborador precisa ligar à Central de Atendimento e aguardar até conseguir falar com algum funcionário. Mas, com a automatização de atendimento, é possível apenas escrever e conversar com a máquina, sem aguardar uma pessoa atender. Ou seja, esse instrumento traz versatilidade para a empresa.


Quais os principais usos de chatbot?
Para você que está pensando em adotar o chatbot para o seu negócio, entenda que as suas funções são variadas e atendem a diversos campos, como comunicação interna, externa e até mesmo central para realizar pesquisas.

Por isso, listamos aqui 5 principais usos de chatbot e quais funções ele pode desempenhar dentro de sua empresa, para que você entenda de vez como ela é um passo para a transformação digital.


Comunicação para vendas
Em primeiro lugar precisamos destacar a principal função dessa tecnologia dentre os diversos usos de chatbot. Muitas empresas contratam esse serviço para realizar a comunicação durante uma venda de produtos, serviços e demais comercializações.

Essa ferramenta funciona como um agente de marketing: além de tirar todas as dúvidas do consumidor, ela também é programada para convencê-lo a adquirir o produto e enxergá-lo como uma necessidade.

Ou seja, podemos dizer que esse meio é uma forma de digitalizar o relacionamento entre empresa e consumidor, mas colocando em primeiro lugar estratégias de marketing para vendas.


Atendimento ao cliente

O principal uso do chatbot é, certamente, para atendimento ao cliente. Grandes empresas como Netflix, Globoplay e até mesmo a fabricante de cosméticos O Boticário utilizam desse instrumento para se comunicar com os consumidores.

A adoção dessa tecnologia é uma maneira de otimizar a relação com o cliente e deixá-lo mais satisfeito e próximo com a empresa que está comercializando o produto e serviço.

Imagine que você esteja com um problema ao realizar uma compra durante a madrugada. Nesse horário, muitos canais de atendimento físicos não estão disponíveis, impossibilitando que o consumidor feche o carrinho. Contudo, com o chatbot é possível tirar as dúvidas e até mesmo resolver o problema.


Relacionamento interno

A comunicação empresarial também é interna! Em hipótese alguma deve ser deixado de lado o relacionamento entre colaboradores e empresa. Para isso é necessário um canal que mantenha essa proximidade e que auxilie os funcionários em questões que envolvam o seu trabalho.

O uso de chatbot pode trazer versatilidade nessa relação. Muitas vezes, os empresários investem no atendimento externo, dando o melhor suporte ao consumidor. E muitas vezes esquecem que a comunicação interna também é importante.

Por isso, adotar essa ferramenta pode ser uma maneira de otimizar o relacionamento que existe entre empresa e funcionário e deixá-lo satisfeito com os instrumentos de comunicação.


Pesquisas de métricas

Contudo, não pense que o chatbot é um instrumento criado somente para relacionamentos diretos. É possível usar essa ferramenta para realizar pesquisas e fazer métricas de como a sua empresa está caminhando no mercado.

O NPS, Net Promoter Score, é uma estratégia comum entre os empresários brasileiros para analisar a avaliação dos consumidores sobre o atendimento, qualidade de produtos e demais serviços de sua empresa.

Por meio do chatbot, por exemplo, pode ser possível enviar notas de 0 a 10 sobre um tema em específico. Isso serve como métrica para investimentos e mudanças dentro de seu negócio.


Qualificação de leads

Por último, mas não menos importante, o uso de chatbot para fazer comunicação automática pode ajudar na qualificação de leads para a sua empresa.

Novamente, tratando de marketing, quanto mais informações você obtiver de seu consumidor, melhores e mais direcionadas serão os seus investimentos. Imagine que você não conhece ainda o seu público, mas por meio dessa ferramenta, consiga entender quem são. Na maioria são jovens de 18 a 25 anos, que moram na região sudeste.

Com essas informações é possível redirecionar o seu serviço e aprimorá-lo de acordo com o perfil do comprador. Ou seja, podemos dizer ser uma maneira de captar esse possível cliente e convencê-lo por meio das informações que coletou no chatbot.

Ao fim entendemos que o uso de chatbot pode ser variado dentro de uma empresa. As vantagens na adoção dessa ferramenta são inúmeras, mas envolve principalmente aspectos de transformação digital e digitalização de processos internos.
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