Porque o design de negócios é fundamental

Design de negócios é a capacidade de utilizar os princípios do design e as ferramentas de desenvolvimento de negócios juntos com o objetivos de desenvolver soluções completas para os desafios e necessidades do mercado consumidor, o que faz do design de negócios uma habilidade cada vez mais requisitada.

Isso porque soma diversos conhecimentos aplicados de maneira dinâmica e ativa na busca de desenvolver produtos e serviços que sejam efetivos, tanto na utilização pelo público-alvo, quanto em resultados para a organização.

A fim de explicá-lo com mais detalhes, desenvolvemos este post. Continue a leitura!



Por que o design de negócios é importante?

Porque traz melhores resultados. Já que cria soluções de maneira mais completa, tende a economizar e otimizar recursos durante todo o processo de criação, além de alcançar resultados mais expressivos quando lançado no mercado, já que o processo se deu o trabalho de fazê-lo o mais compatível possível com o perfil do cliente.

E o processo do business design é baseado nos princípios do design como: visão holística e experimentação, sem deixar de lado as lições necessárias do mundo dos negócios.

Assim, a visão holística acontece pelo aprofundamento e imersão no contexto em que o problema ou desejo latente está inserido, a fim de gerar empatia suficiente para que se possa ter insights de produtos que levem real valor ao usuário.

Já a experimentação parte do pressuposto que, ainda o levantamento de informações tenha ocorrido, as ideias levantadas são hipóteses que podem ou não serem aceitas pelo mercado consumidor. Uma vez que alcancem o patamar de viável, visto os custos e margens, é necessário testar o que foi desenvolvido com potenciais clientes para que se prove também praticável frente aos clientes.

Uma habilidade do futuro
O motivo para considerar o design de negócios uma habilidade importante é a competitividade de mercado. Está mais associado a proporcionar um futuro (sustentabilidade de negócio), pois já é aplicada atualmente no mundo business.

Isso porque hoje se trabalha para consumidores exigentes e sedentos por comodidade e resultados, e, por outro lado, há players também atentos e dispostos a sanar tais sentimentos.

Portanto, o business design aparece como competência necessária a todo os tipos e níveis de profissionais, tendo em vista criar ambientes organizacionais propícios à inovação, no qual todas as peças estão capacitadas e voltadas a colaborarem entre si e inovarem para o mercado.

E para que aconteça de fato é importante ressaltar que, além dos conhecimentos técnicos aplicados, é necessário encarar o design de negócios como mentalidade, exercendo-a a partir de soft skills (competências comportamentais) que potencializem o processo, tais como empatia e boa comunicação.



Fases do business design

O processo associado ao desenvolvimento de soluções a partir do business design passa por três etapas, sendo que a primeira tem o foco de entender e analisar; a segunda de aprimorar os insights e iterar; e, por fim, a terceira com a estruturação e lançamento da solução.

Mencionado acima, o primeiro momento se serve de empatia e aprofundamento (informações de pesquisas e a própria busca por dados in loco) para que, isento de ideias pré-estabelecidas, os profissionais envolvidos consigam enxergar as oportunidades do ambiente de inserção do produto.

Em sequência é necessário utilizar os insights para formatar um modelo de negócio viável, do ponto de vista de entrega de valor para o cliente e sustentabilidade da empresa, testando-o (junto aos stakeholders – diretoria e clientes) até o ponto em que se torna ideal.

Por fim, tendo estruturado e equilibrado os fatores ligados ao design e ao ambiente de negócios, parte-se para a fase de implantação da solução no mercado: captando recursos ou utilizando o capital da empresa para ser posto à disposição dos consumidores.

Benefícios do business design
O conhecimento envolvido no design de negócios é essencialmente prático, o que acaba proporcionando inúmeros benefícios à empresa e aos profissionais que o põem em prática diariamente.

Entre eles destaca-se a flexibilidade e efetividade na resolução de problemas, pois, ao ser absorvido como mentalidade, como um modus operandi, o design business é adaptado a cada novo desafio, a fim de sempre levar valor e trazer resultados.

O fato de ser focado em resultados, por si só, também é um benefício, pois, ao ter o cliente como centro é necessário abrir mão de vaidades e jogos de poder pela busca constante do que é melhor para o consumidor e para a sustentabilidade da empresa.

Isso só se torna possível a partir do terceiro benefício que é o crescimento profissional, proporcionado pelo know-how que só um profissional disposto a errar bastante, mas obstinado em encontrar a melhor resposta pode ter. A partir da experimentação, o senso crítico e a bagagem é positivamente ampliado.

Por fim, e também associado ao desenvolvimento, está a soma da equipe. Profissionais diferentes, quando unidos por um objetivo, proporcionam conhecimento rico uns aos outros, pois, cada um em sua especialidade e vivência, provoca os demais a saírem de seus pensamentos lineares e incentivam a buscar ideias onde antes não era conhecido.

Aplique o business design

Entendido todo o core envolvido na aplicação do business design também fica subentendido que estão associados a ele conhecimentos, comportamentos e a experiência propriamente dita.

Ao excluirmos a atuação necessária a qualquer profissional que deseja atingir expertise, o que é possível atuando no mercado, é possível se preparar para conseguir aplicar os conceitos e atitudes envolvidos no processo de criação de soluções.

Isso é possível devido à existência de escolas focadas em inovação e design que desenvolvem tais competências nos mais diferentes profissionais a partir de metodologias tão criativas e provedora de resultados quanto o próprio conteúdo que compartilham.
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